Aga Khan Award for Architecture 2019


Curva

26 Out

Em 2019, o Prêmio Aga Khan de Arquitetura foi concedido ao novo Museu Palestino na vila de Bir Zeit, na Cisjordânia, não muito longe de Ramallah. O prêmio é concedido a cada 3 anos e homenageia não apenas a realização do design, mas também o efeito positivo de uma construção nas necessidades culturais e sociais das pessoas da área.

A arquitetura veio da firma irlandesa Heneghan Peng Architects. Recebeu um prêmio em dinheiro no valor de US $ 16.000. O cliente era a ONG Taawon-Welfare Association, que apóia pessoas na Cisjordânia e Faixa de Gaza e refugiados em campos no Líbano.

O museu tem como objetivo promover a herança palestina e “fomentar uma cultura de diálogo e tolerância”, como a Aga Khan Development Network escreve em seu site.

Os arquitetos foram inspirados para esta abordagem, especialmente pela paisagem cultural local. “Cada elemento foi tocado e conta uma história de intervenção, produção, cultura, ambiente e comércio“, escrevem os arquitectos e passam a dizer: “tem a qualidade‘ trabalhada ’de uma cidade“.

Especialmente os terraços ao longo das encostas impressionaram os arquitetos. Por gerações, as pessoas empilharam as pedras para formar locais de abrigo de pedra seca e usaram a terra resultante para a agricultura.

O museu em si está localizado em uma colina com uma vista magnífica. Nas encostas, a paisagista jordaniana Lara Zureikat mandou reconstruir ou restaurar esses terraços de acordo com os modelos antigos. Lendo a lista do que agora está sendo plantado ali, você pode ouvir o entusiasmo dos planejadores. „Olivais de azeitonas, romã, figo, damasco, amêndoa, alfarroba e nozes já dão frutos e nozes, abaixo deles um espesso tapete aromático de trigo, grão de bico, hortelã, za'atar, salva, camomila, jasmim e flor de lavanda. ”

Na verdade, o Levante, outro nome para a região nos tempos antigos, era um verdadeiro Jardim do Éden quando o clima não era tão seco como hoje. Recentemente, pesquisadores descobriram que muito antes de 100.000 anos atrás, quando os primeiros humanos partiram da África para a Eurásia, a terra fértil serviu como uma catapulta para o norte.

 

Fonte: https://www.stone-ideas.com/81806/aga-khan-award-for-architecture-2019-one-of-the-winners-was-the-irish-firm-heneghan-peng-architects-for-the-new-palestinian-museum-on-the-west-bank/

Pedro Traquina - Area Sales Manager

« Voltar ‹ Anterior Próxima ›