Nova construção do Túnel Albula nos Alpes Suíços
7 Set
Mesmo 110 anos após o primeiro tubo pela montanha, os desafios para os engenheiros ainda são grandes
Desta vez, os engenheiros foram avisados ??de que seriam confrontados com rocha difícil a partir de 1127,5 m de condução: estamos a falar da nova construção do túnel de Albula nos Alpes suíços, onde surgiram problemas extremos durante a construção do primeiro túnel há apenas 110 anos a 1192 m, que a obra foi totalmente suspensa por 9 meses e que no final apenas com esforços sem precedentes foi concluída a linha férrea através da montanha.
Desta vez, a zona problemática com 21 m de comprimento estava completamente gelada. Esta é a técnica atual para trabalhar em tal rocha.
Aprendemos: uma montanha não é de forma alguma uma massa de material duro, mas também pode ser uma espécie de “pasta”, por exemplo, como diz no site do projeto: a 1192 m (após a entrada do túnel de Preda) estamos lidando com um esqueleto de rocha com preenchimento de lama e, além disso, há montes de fendas nesta zona, de onde a água gelada jorra a uma pressão de 6 atmosferas. Na página da Web, a vida interior da montanha é descrita como “flutuante” neste ponto.
Na Preda, por outro lado, tudo começa quase confortavelmente. A ardósia Allgäu é, antes de mais nada, um material facilmente degradável e estável.
Porém, mais e mais fissuras contendo água aparecem até que a zona de problema com Raibler-Rauwacke siga. No 1º túnel, as paredes desta zona nem sequer conseguiram estabilizar no início - em 2,5 meses, apenas 6,3 m avançaram. Somente com “as medidas de suporte mais pesadas” foi possível voltar ao material sólido.
Em seguida, segue-se um trecho praticamente livre de problemas de 55 m com milonita, que é repetido posteriormente com 66 m de comprimento.
De lá até o fim, em Spinas, é preciso lidar com a Albulagranita. Sob este nome diferentes rochas como granitos, granidioritos e gabros são resumidos. Mesmo se houver zonas de falha menores, a montanha não é problemática para os mineiros daqui - tanto que no primeiro túnel eles até se abstiveram de revestir as paredes em alguns lugares.
Fonte: https://www.stone-ideas.com/79848/new-construction-of-the-albula-tunnel/
Pedro Traquina - Area Sales Manager.