Obras de arte que lembram os aplausos aos profissionais de saúde
19 Jul
Flashback: á cerca de 14 meses atrás, quando os primeiros relatos de terror sobre Covid-19 assolaram a Europa, seguido pouco depois por relatos da Itália que, em resposta ao bloqueio, as pessoas estavam nas varandas à noite a cantar e a fazer música juntas, à distância. A ideia rapidamente encontrou imitadores em todo o continente e, de seguida, houve uma nova fase, quando os cidadãos aplaudiram os funcionários do hospital das suas varandas à noite por enfrentar o vírus perigoso sem serem eles próprios vacinados.
Em Espanha, o governo regional da Andaluzia lançou agora uma iniciativa para comemorar a coesão da população da época: esculturas com mãos aplaudindo estão sendo erguidas em 8 cidades da província.
As obras voltaram a ser realizadas num acto de espírito público: a ideia partiu do governo regional, a escultura foi criada gratuitamente pelo escultor Navarro Arteaga, e tanto o material como a produção vieram - também gratuitamente - de empresas da a associação de pedras naturais AEMA (Asociación de Empresarios del Marmól de Andalúcia). O material é o mármore branco nativo Blanco Macael.
As mãos que aplaudem têm quase 2 metros de altura. A sua forma contém muito simbolismo: juntas formam um “A“, a primeira letra da Andaluzia, e apontam para o céu. No entanto, a sua expressão não é de pedir ajuda, mas - antes ou também - de autoconfiança, pelo que foi alcançado.
Fonte: https://www.stone-ideas.com/87472/marble-applauding-hands-in-andalusia/
Publicado por: Carlos Duarte (Encarregado de Produção)